Ultrassonografia Geral

 

A Ultrassonografia Geral é um exame totalmente inofensivo, podendo ser realizado inclusive em gestantes e recém-nascidos. Não utiliza Raio-X ou outras formas de de radiação ionizante em seu diagnóstico. Avalia os órgãos internos, bem como suas eventuais alterações: fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, alças intestinais, aorta, retroperitôneo, articulações, tireóide, mamas, partes moles, útero, ovários, próstata dentre outros.

Como funciona?

Através de um transdutor (sonda), o médico ou técnico radiologista manuseia o aparelho utilizando um gel à base de água, passando pela área analisada onde as imagens são transmitidas simultaneamente na tela do aparelho.

Contraindicações:

  • Paciente virgem não pode fazer Ultrassom transvaginal.

Preparo para o exame:

  • Para realizar apenas o Ultrassom de abdome total ou de vias urinárias, é necessário: Ingerir 1 hora antes do exame 3 copos de água (totalizando 600ml) e ficar sem urinar a partir do momento que começar a tomar água.
  • Para o Ultrassom de Abdome: A última refeição realizada antes do exame deverá ser leve (sem gordura). Jejum de 6 horas. Para quem fez cirurgia bariátrica ou retirada da vesícula: jejum de 3 horas.
  • Para os demais tipos de Ultrassom (mama, tireóide, transvaginal, mama, partes moles, etc): não é necessário jejum, nem qualquer outro tipo de preparo.

Verifique abaixo nossa unidade de atendimento onde você pode realizá-lo: