Hérnia de disco: O que é? Sintomas? Diagnóstico? Tratamento?
25 de abril de 2018

Na correria do dia a dia, pequenos cuidados são esquecidos, com a coluna principalmente. O resultado disso: grandes chances de desenvolver hérnia de disco. Lembrando que o tratamento desse tipo de problema pode ser muito demorado, reforçando ainda mais o cuidado diário.

 

A hérnia de disco é caracterizada principalmente por fortes dores nas costas e sensação de dormência na coxa, perna e pé. É uma lesão que atinge aproximadamente 80% das pessoas, em algum momento da sua vida.

 

Na maioria dos casos, com tratamento adequado, os sintomas tendem a diminuir mas o cuidado não pode parar por aí. As pesquisas são categóricas: após os primeiros sintomas de dores nas costas, os músculos que protegem a coluna vertebral começam a ficar fracos e atrofiados.

 

Outros fatores que, além da má postura, podem ser prejudiciais:

  1. Fatores hereditários;
  2. Traumas diretos ou de repetição;
  3. Fumo;
  4. Idade avançada (também é motivo de lesões degenerativas);
  5. Sedentarismo (é um fator determinante para dores nas costas);
  6. Ação de inclinar e girar o tronco frequentemente;
  7. Posição de ficar em pé ou sentado por muito tempo, principalmente no trabalho;
  8. Ação de levantar, empurrar e puxar objetos;
  9. Movimentos repetitivos em casa ou no trabalho;
  10. Prática esportiva;
  11. Trabalho que provoca vibrações no corpo;
  12. Trabalhar dirigindo;
  13. Fletir o tronco com frequência para apanhar objetos;
  14. Fatores psicológicos e psicossociais.

 

Diagnóstico

Inicialmente, o diagnóstico é realizado clinicamente, levando-se em conta o histórico do paciente, as características dos sintomas e o resultado do exame físico realizado durante a avaliação. Após esse processo, exames de imagem serão solicitados pelo médico.

 

A Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética da coluna evidenciam a localização da hérnia e ajudam no diagnóstico diferencial com outras doenças que possam levar aos mesmos sintomas.

 

Tratamento

Se a lesão ainda estiver no seu estágio inicial, opções de tratamento conservador, como técnicas de fisioterapia, podem ser adotadas com êxito. A própria administração de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares, prescritos pelo médico, também pode auxiliar bastante. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir o problema.

 

Cuidados

Separamos um conteúdo especial para você, com dicas valiosas de como cuidar da sua coluna. É só clicar AQUI ?

 

Fonte: https://www.itcvertebral.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco

 

⚠ Se você estiver sentindo dores constantes, procure um médico. Evite se automedicar pois, ao aliviar a dor, o medicamento pode mascarar a verdadeira causa do problema.

 

? Exames de imagem são imprescindíveis no diagnóstico de dores na coluna. Caso seu médico solicite, clique AQUI e agende seu exame na UDI!

Posts relacionados
Dor no ombro? Principais sintomas da bursite
Dor no ombro? Principais sintomas da bursite

Você sente dor nas articulações ou sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação? Conheça os principais sintomas da bursite.  A bursite é uma inflamação da bursa sinovial, um tecido que atua como uma almofada pequena localizada no interior de uma articulação, que evita o atrito entre o tendão e osso. Sua principal função é […]

Como funciona a densitometria óssea?
Como funciona a densitometria óssea?

Você sabe o que é densitometria? Com o avançar da idade é necessário a verificação e avaliação das estruturas ósseas. A densitometria óssea é um exame de imagem que usa radiação para medir a densidade dos ossos e, deste modo, avaliar a possibilidade de osteoporose.   Como funciona O médico ou técnico especializado posiciona o […]

05 principais indicações para a ultrassom
05 principais indicações para a ultrassom

A ultrassonografia, popularmente conhecida como ultrassom ou ecografia é um exame de diagnóstico por imagem muito recorrente na medicina moderna, que serve para visualizar em tempo real órgãos ou tecidos do corpo.  O ultrassom é realizado através do transdutor, pequeno aparelho que lembra uma scanner, que o médico manuseia na pele do paciente. Ao entrar em […]

Você sabe de onde surgiu o Dia Internacional da Mulher?
Você sabe de onde surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Anualmente é comemorado o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de Março. Essa data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, e desde então se tornou uma data mundialmente conhecida. Porém, o que pouca gente sabe, é que há muita história por trás disso.   Em 1909, nos Estados Unidos, acontecia […]

Exames de imagem para detectar AVC
Exames de imagem para detectar AVC

De acordo com o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte, incapacidade adquirida e internações em todo o mundo. A Ultrassonografia com Doppler Colorido, dentre suas inúmeras aplicações, é recomendada para avaliar a existência de estreitamentos ou fechamento total (oclusões) das artérias ou das veias. Dentre as […]





LIGAMOS PARA VOCÊ GRATUITAMENTE

Telefone (DDD + número sem espaço)

Horário