05 principais indicações para a ultrassom
27 de setembro de 2019

A ultrassonografia, popularmente conhecida como ultrassom ou ecografia é um exame de diagnóstico por imagem muito recorrente na medicina moderna, que serve para visualizar em tempo real órgãos ou tecidos do corpo. 

O ultrassom é realizado através do transdutor, pequeno aparelho que lembra uma scanner, que o médico manuseia na pele do paciente. Ao entrar em contato com o corpo humano, o aparelho capta ondas sonoras e imagens são formadas e investigadas pelo médico.

A ultrassonografia é um dos exames mais versáteis permitindo a diferenciação entre órgãos e outras estruturas, lesões e tecidos anômalos.

Pode ser utilizada para diferentes fins, como entender causas e dores, bem como diagnosticar doenças graves em órgãos, músculos, articulações e tendões. Saiba mais sobre as principais indicações para a utilização do ultrassom:

 

01 – Ultrassonografia obstétrica

O ultrassom é indispensável durante a gravidez. A função dele é avaliar a placenta, o líquido amniótico que protege o feto, o desenvolvimento e crescimento fetal, assim como toda a morfologia do feto. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é recomendado um exame de ultrassom por trimestre. 

 

02 – Ultrassom das mamas

Diferente da mamografia, indicada para o diagnóstico do câncer de mama, o ultrassom da mama auxilia na análise do tecido e glândula mamária, na busca de nódulos ou cistos.

 

03 – Ultrassom transvaginal

Exame indicado para avaliação do útero, ovários, endométrio (parte interna do útero) e demais estruturas da pelve feminina. As contraindicações do exame de ultrassom transvaginal são para as mulheres que não tiveram relações sexuais.

 

04 – Ultrassom da próstata

O exame de ultrassom é também indicado para detectar doenças ou alterações prostáticas e auxilia no diagnóstico do câncer de próstata. A ultrassonografia da próstata pode ser realizada via abdominal, mais confortável para o paciente, e via reta que, devido o contato com a estrutura permite melhores resultados para diagnóstico mais preciso.

 

05 – Ultrassom do abdômen

Um dos principais exames realizados na prática médica para a avaliação e identificação de doenças do fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, abdômen total, além de rins, adrenais, grandes vasos (artéria aorta e veia cava inferior) bexiga urinária e as cavidades abdominais.

 

É importante ressaltar que o ultrassom deve ser solicitado pelo médico após avaliação e verificação de histórico médico, pois de acordo com a Associação Médica Brasileira, existe uma lista extensa de tipos de exames de ultrassonografia, que são utilizados de acordo com as especialidades médicas indicadas.

 

Precisa agendar seu exame de ultrassom? Marque seus exames na Clínica UDI via WhatsApp: (85) 98902.5429 ou ligue (85) 3032.2927. 

 

Posts relacionados
Como funciona a densitometria óssea?
Como funciona a densitometria óssea?

Você sabe o que é densitometria? Com o avançar da idade é necessário a verificação e avaliação das estruturas ósseas. A densitometria óssea é um exame de imagem que usa radiação para medir a densidade dos ossos e, deste modo, avaliar a possibilidade de osteoporose.   Como funciona O médico ou técnico especializado posiciona o […]

Você sabe de onde surgiu o Dia Internacional da Mulher?
Você sabe de onde surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Anualmente é comemorado o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de Março. Essa data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, e desde então se tornou uma data mundialmente conhecida. Porém, o que pouca gente sabe, é que há muita história por trás disso.   Em 1909, nos Estados Unidos, acontecia […]

Exames de imagem para detectar AVC
Exames de imagem para detectar AVC

De acordo com o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte, incapacidade adquirida e internações em todo o mundo. A Ultrassonografia com Doppler Colorido, dentre suas inúmeras aplicações, é recomendada para avaliar a existência de estreitamentos ou fechamento total (oclusões) das artérias ou das veias. Dentre as […]

Exames com contraste: o que são e como funcionam
Exames com contraste: o que são e como funcionam

Quando falamos de exames de contraste, muitos pacientes acabam tendo receio de realizar seus exames, por achar que essa substância pode causar alguma reação adversa ou prejudicar sua saúde.    O que é meio de contraste? Meio de contraste é uma substância utilizada em alguns exames de imagem em casos específicos, facilitando a distinção das […]

Exames de Angiotomografia e Angiorressonância: entenda a diferença
Exames de Angiotomografia e Angiorressonância: entenda a diferença

Os exames de Angiotomografia e Angiorressonância são bem simples e indolores, apesar do termo parecer complexo, esses exames permitem diagnósticos específicos e precisos para diversas doenças.   Angiotomografia e Angiorressonância, o que é?   O termo “angio” vem do grego, que significa “vaso”. Ou seja, angiotomografia nada mais é que uma tomografia dos vasos do […]